Cuidados para atletas evitarem dor no joelho
Hoje existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Vai começar a praticar um esporte e teme desenvolver lesões nos joelhos?
Seguem algumas dicas preventivas:
Fortalecer a musculatura do joelho – O fortalecimento consiste em fazer exercícios que criem um envelope de força no joelho para que o atleta pratique as atividades sem lesar as articulações, em especial a cartilagem e os meniscos – estrutura acessório da articulação do joelho que agem como amortecedores de impacto.
Evitar a sobrecarga da planilha de exercícios – É normal que atletas queiram se desafiar e estimular o corpo a ir além. O problema é que isso precisa ser de forma progressiva para a manutenção da saúde do corpo. O mais indicado é que os treinos sejam planilhados, seguindo uma evolução continua da quilometragem ou pace e aperfeiçoar a performance pouco a pouco.
Correção dos fatores biomecânicos – Postura, técnica, impulso, aterrissagem, pisada, forma de movimentar o joelho fazem parte da biomecânica das atividades. Muitos atletas cometem erros em algum fator que pode causar dor ou lesão. Esse cuidado é essencial para quem já está começando a sentir dor.
Para mais dicas de saúde, acesse o nosso blog!
Responsável técnico médico: Dr. Antonio Ramos Cavalheiro Neto
CRM 48064
RQE 86281