Esporte: protetor ou agressor de cartilagem?
A preservação da cartilagem articular depende da manutenção da integridade de sua estrutura molecular (colágeno e proteoglicanos).
A osteoartrite – a ruptura da homeostase articular, afeta os jovens que sofrem de carga articular excessiva.
O futsal é o esporte com maior risco e a natação é o esporte com maior proteção da cartilagem. As explicações para isso podem ser pisos duros, sapatos que não absorvem choques e mudanças frequentes na sobrecarga devido a mudanças rápidas de direção, especialmente nos joelhos.
Comparado aos controles, a natação apresentou taxas mais baixas de inflamação das articulações porque é uma atividade mais aeróbica, de baixo impacto e fortalece os músculos ao redor das articulações.
No caso dos atletas, o diagnóstico precoce é ainda mais importante, para manter sua ocupação e saúde a longo prazo. E a sugestão do médico do esporte em usar esportes protetores a cartilagem é uma ferramenta importante para tratamento mesmo daqueles não atletas.
Responsável técnico médico: Dr. Antonio Ramos Cavalheiro Neto
CRM 48064
RQE 86281
#CMACavalheiro #CMA #MedicinaIntegrativa #Saude #Medicina #MedicinaIntegrativa #CentroDeMedicinaIntegrativa #Esporte #Protetor #Agressor #Cartilagem