Luxação no Ombro
O ombro, por ser uma articulação muito móvel, acaba se tornando mais vulnerável ao deslocamento quando comparado com outras articulações. A luxação ocorre quando há deslocamento da articulação do ombro, ou seja, quando o ombro sai do lugar, separando a cabeça do úmero da glenoide.
Na maioria dos casos, é necessária uma intervenção médica para colocá-lo de volta no lugar. Outra lesão comum nessa região é a chamada subluxação – quando o ombro não se desloca completamente, voltando ao lugar de maneira espontânea. Ao ocorrer o deslocamento, o objetivo inicial deve ser colocar o ombro no lugar, o que deve ser feito por um médico especializado, após uma avaliação clínica e exames de imagem.
Novas luxações podem ocorrer devido às lesões ocasionadas anteriormente. As pessoas mais expostas ao risco de recidiva são jovens, esportistas ou que possuem demanda elevada em determinadas atividades. Deve-se também tomar especial cuidado com pacientes que realizem atividades de risco à vida em caso de nova luxação, como surfistas e escaladores.
A cirurgia pode ser necessária dependendo da gravidade da lesão e de uma ampla discussão com o paciente sobre os riscos de novas luxações. É geralmente indicado quando o tratamento conservador não surtiu efeito, quando já ocorreram outros episódios de deslocamento do mesmo ombro e quando acontecem outras lesões associadas (como lesões dos tendões manguito rotador e lesões da parte ligamentar).
O CMA Cavalheiro é um centro de Medicina Integrativa! Enxergamos o paciente como um todo. Integrativa! Enxergamos o paciente como um todo.
Para saber mais, acesse os outros posts do nosso blog!
Responsável técnico médico: Dr. Antonio Ramos Cavalheiro Neto
CRM 48064
RQE 86281