O tumor representa todo o crescimento e aumento no número de células de forma anormal e descontrolada, pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive nos ossos.
O tumor pode ser maligno ou benigno, vamos conhecer um pouco sobre cada um.
?O tumor ósseo benigno pode aparecer em qualquer parte do esqueleto, podendo apresentar um único tumor em um único osso ou vários tumores do mesmo tipo espalhados pelo esqueleto.
O diagnóstico pode acontecer em qualquer idade e as localizações mais comuns são o joelho, ombro e bacia. Alguns tumores podem ser grandes e dolorosos ou enfraquecer o osso e causar uma fratura patológica, cada caso é avaliado individualmente.
?O tumor ósseo maligno pode ser primário – que se originou no próprio osso ou secundário – decorrente de outros tipos de câncer.
É importante ressaltar que existe tratamento e ele pode variar de acordo com o tipo de câncer e estágio da doença. O tratamento pode envolver cirurgias, quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e radioterapia.
Os tumores ósseos têm uma história, sinais e sintomas característicos que podem ser identificados fazendo perguntas específicas durante a primeira avaliação do paciente. O segundo passo é realizar um bom exame físico para avaliar a queixa principal e se existem sinais e achados compatíveis com tumores ósseos.
Responsável técnico médico: Dr. Antonio Ramos Cavalheiro Neto
CRM 48064
RQE 86281